História: Cápsula do Tempo instalada no Tiro de Guerra de Taquaritinga poderá ser reaberta apenas em novembro de 2042

Compartilhe esta notícia:

Além da cápsula do tempo, aconteceu também a inauguração do Espaço Cultural dos Veteranos.

Em concorrida cerimônia na sede do Tiro de Guerra – TG 02.041, em Taquaritinga, no dia 15 de novembro, data da Proclamação da República, através de importante trabalho do sargento Valério Fambre Gonçalves, além da criação do Museu Espaço Cultural dos Veteranos, teve o fechamento da Cápsula do Tempo, que será reaberta somente daqui a 20 anos, em 2042.

Vale lembrar que ambos os projetos foram pautados na premissa de deixar eternizado no Tiro de Guerra da cidade, duas instalações como forma de valorizar os feitos realizados pelos Atiradores Veteranos e os Amigos do Tiro de Guerra.

Durante a cerimônia, o Sargento Fambre explicou que a ideia de criar o Espaço Cultural dos Veteranos surgiu após um atirador levar para o TG uma flâmula antiga, datada de 1958, ocasião em que se comemoravam 30 anos de formação da 1ª Turma de Atiradores que ocorreu em 1928 com a criação do Tiro de Guerra na cidade.

O Sargento salientou que “esta flâmula foi encontrada em uma caçamba de entulho pelo padrasto de um dos nossos atiradores, provavelmente foi jogada fora pelos parentes daquele atirador que serviu no TG em 1928, sem se aperceberem do grau de importância que a flâmula representa”.

Fambre completou afirmando ainda que “a pessoa que encontrou a flâmula jogada na caçamba de lixo não doou para o Tiro de Guerra, quis lucrar com o achado. Após pagar o preço solicitado, a flâmula foi enquadrada e está exposta em posição de destaque no Espaço Cultural dos Veteranos como marco inicial da criação naquele espaço”.

Paralelo à criação do Espaço Cultural, foi criada neste ano a Associação de Veteranos do Tiro de Guerra de Taquaritinga sob a direção do Presidente: José Augusto Tiesi, do Secretário: João Ricardo Borges, do Tesoureiro: Ariovaldo Juliano Sobrinho e do Curador: Vinícius Augusto Cruz.

“Os Veteranos da primeira gestão terão o papel de não deixarem essa chama se apagar, transmitindo para as próximas gerações a vontade inequívoca de fazer o que fazem por amor. A Associação já nasce forte, robusta e aqueles que quiserem fazer parte deste seleto grupo,  podem fazê-lo.”- discursou o Chefe da Instrução por ocasião da formatura.

Já a Cápsula do Tempo foi a forma que o Chefe da Instrução do Tiro de Guerra encontrou para unir as pessoas em um mesmo objetivo: manter o laço de amizade em uma causa comum a todos e se reunirem após 20 anos nesta mesma data e local, ou seja, no dia 15 de novembro de 2042 para reabrirem a Cápsula do Tempo.

O Sargento Fambre lembrou que, provavelmente, alguns dos participantes não estarão mais presentes neste plano terreno quando se reunirem novamente daqui a 2 décadas, mas os que aqui vieram, foi solicitado que fizessem o compromisso de relembrar os nomes daqueles que partiram e fizessem 1 minuto de silêncio em homenagem a eles.

“Dentro de 20 anos, ao nos reunirmos novamente aqui para reabrirmos as nossas cápsulas, muitos dos Atiradores presentes já estarão casados, outros já terão netos, um tanto com bisnetos…Tragam eles, tragam a família para verificarem o que foi deixado de legado para eles: as cartas, as mensagens, os objetos, as fotos, enfim, tudo o que coube na Cápsula do Tempo e tem o seu grau de importância” – afirmou o Chefe da Instrução que estava presidindo a Cerimônia.

A Formatura teve ainda como ponto alto o Hasteamento da Bandeira Nacional, o Canto do Hino Nacional e a entrega do Diploma de Amigos do TG e a Moeda do Exército Brasileiro aos agraciados que só é concedido às pessoas que ajudam de uma forma direta ou indireta, para que o Órgão de Formação de Reservista cumpra o seu papel ainda melhor.

Após a inauguração do Espaço Cultural dos Veteranos do Tiro de Guerra de Taquaritinga, o participante mais novo, bem como o mais idoso realizaram juntos, o descerramento da faixa que cobria a placa de aço com os nomes de todos os participantes do projeto.

A formatura contou com a presença de autoridades civis e militares como o Subtenente Gledson de Oliveira Silveira que é o próximo Chefe da Instrução nomeado para Taquaritinga e sua esposa Michele, o Chefe da Instrução do Tiro de Guerra de Jaboticabal Sargento Fabio Fabre, o Capitão Luiz Fernando de Almeida, o Vice-prefeito Luiz Fernando que estava representando o Prefeito Municipal, o Sr. Thiago Duarte que é o Secretário da Cultura, Patrícia Mársico, e Maria das Graças, esposa do antigo Comandante Sargento Marcelino, dentre outras autoridades e convidados.

Confira algumas fotos do evento: 

Compartilhe esta notícia: